ANÁLISE HOLÍSTICA DE COMPORTAMENTOS
E AS TERAPIAS INTEGRATIVAS
Por Mestre Wilton
Estudar comportamentos é sim um verdadeiro desafio cada dia mais complexo; o homem a muito vem se estudando; e ainda não chegou a uma conclusão, mas sim a várias conclusões.
A ciência avançou com o estudo da anatomia e fisiologia comportamental;mas nem por isso abandona os conceitos "holísticos" culturais; e para isso é necessário expor-se de tal forma a ser estudado; tornar-se laboratório de suas próprias pesquisas. É deixar-se ser avaliado integralmente, mesmo quando está avaliando.
Hoje as chamadas Terapias Integrativas abrem não apenas uma janela, mas uma porta para muitos caminhos; com a linguagem "HOLES", que é o estudo da totalidade de um ser humano, ou mesmo um ser apenas animal.
A cultura oriental, vem se baseando nas observações dos animais, seu próprios comportamentos e isso ainda não mudou; abrindo caminho para integração torna mais fácil a discussão e o avanço do que ainda não está definido.
Da Análise a Psiquiatria tornou-se o caminho mais curto e real; ainda que bastante discutido; desde Freud aos dias de hoje,
O desafio aqui a ser discutido é o MEU!
É comum nos dias de hoje, onde muitos estudiosos de qualquer seguimento migram a aprender sobre análise comportamental; e em muito visam usar apenas os conceitos Freudianos; ou científicos despresando os conceitos "holísticos" que como já disse é abrangente em sua totalidade.
Os conceitos "HOLES" abrem caminhos dentro dos diversos conceitos humanos, e neles estão envolvidos sentimentos, pensamentos, condutas, emoções e ações consequências disso tudo.
As Terapias Alternativas, hoje Integrativas; abriu mão de ser só e isolada; porém a ciência assim como muitos que nela se baseiam; não abrem mão de seus conceitos diversos, sejam eles morais, religiosos, sociais, etc...
Isso ocorre devido a invasão de outros seguimentos sociais e profissionais nessa área; e porque não dizer; também político.
Existe uma necessidade humana de se envolver com o estudo do comportamento humano, já que muitos estão prontos para apontar e discutir os dos outros, e poucos para deixar-se ser discutido; a Análise, acaba com isso, já que ela parte do princípio do estudo da psique de cada um conforme seu estado atual; e não o de que ele é!
Como estudioso dessa parte utilizando a IRIDOLOGIA, me acampo as origens de quem estou analisando, com o fato de quem é e o como está nesse momento.
Tenho ainda buscado na Análise comportamental com técnicas Orientais e entre elas a Acupuntura que utiliza-se da Pulsologia chinesa, que determina "nesse exato momento" como está aquele indivíduo fisiologicamente devido a tal análise da energia "Qi" ( Energia vital ) que é alterada conforme, ambiente, ocasião, emoção, sentimentos; enfim...
Essas duas técnicas ou métodos, conforme queiram designar; nos dá uma real visão de quem está sendo avaliado do ponto de vista TERAPÊUTICO HOLÍSTICO CIENTÍFICO; o que é hoje Integração.
Exemplos tem sido percebido e atendimentos, Integrativos Psicológicos, Analíticos, Psiquiátricos que somam a fisiologia e anatomofisiologia chinesa que percebe na pulsologia o diferencial de quem é e quem está; assim como a psicologia Freudiana observa movimentos e gestuais em suas avaliações.
PSICOTERAPIA HOLÍSTICA INTEGRATIVA
A soma da Psiquiatria, Psicologia, Psicanalise, INTEGRADA as Terapias Alternativas Orientais; fundamentadas em estudos de observações animais, chegam a conclusão humana de comportamentos; exceto os da ambição que foge ao instinto e entra apenas o chamado RACIOCÍNIO que é só "humano".
Levando-se em consideração o raciocínio PSICOTERAPEUTA tem que abrir mão de si mesmo e seus conceitos pessoais, morais, religiosos, sociais, acadêmicos e etc...
Ex.> Como agiria uma coelhinha para defender seu filhote diante de um tigre? > Como age um elefante diante da perda de um filhote? > Um rato acuado diante de um gato? ...
Ex.> Um ser humano diante de excelente oferta de crescimento profissional rápida? > Diante de uma conquista com de objetivos pessoais de glamour? > Como age o ser humano para obter ganhos maiores sem seguir os parâmetros impostos ao aprendizado? etc...
A ciência e o holístico podem andar juntos; se não apenas quiserem julgar; mas sim ANALISAR a psique; que se refere a que momento aquela pessoa estava exposta.
Fisiologicamente o cérebro já foi dividido pela ciência em RAZÃO e EMOÇÃO; e instistivamente todos somos animais.
Sendo assim; animais não aceitam viver sob conceitos de forma alguma; onde muitos em proveito próprio ou de suas ambições legais, ilegais, morais socialmente falando, morais religiosamente descrevendo; sociologicamente morais se acobertam ou se escondem até o momento em que é descoberto julgando, para o lado oposto de ser julgado.
Uma cobra não come um rato ou um boi para viver no espaço de nenhum deles; mais sim para alimentar-se; mas o ser humano devora o outro apenas para ocupar aquele lugar.
E segue; esse raciocínio